Dez dicas para viver melhor, segundo médicos

Alberto Pires de Almeida
Alberto Pires de Almeida
7 Min Read

De quanta vitamina D eu preciso?

Grandes ensaios clínicos randomizados nos últimos anos mostraram que a vitamina D não é a panaceia que alguns acreditavam que fosse. Resumindo: a grande maioria dos americanos está obtendo toda a vitamina D de que precisa por meio de sua dieta e do Sol.

É necessário que você gaste dinheiro com suplementos? Para a maioria dos adultos saudáveis, a resposta é não. Precisamos apenas de quantidades pequenas a moderadas da vitamina, e mais não é necessariamente melhor.

Por que fico com sono à tarde depois de almoçar?

Sentir-se lento após o almoço é muito comum. O “mergulho da tarde”, como às vezes é chamado, refere-se àquelas horas grogues entre 14h e 17h, quando suas pálpebras fecham e sua concentração se torna tão nítida quanto um pudim de baunilha.

Pode haver uma infinidade de razões para isso acontecer, incluindo muito pouco sono à noite ou condições médicas, como apneia obstrutiva do sono, anemia e distúrbios da tireoide. Se você se sentir exausto, verifique com seu médico para garantir que tudo esteja bem.

Faça um almoço cheio de vegetais, que são ricos em fibras e podem ajudar a regular o açúcar no sangue. Evite consumir uma grande porção de proteína animal e gordura. Tente comer carboidratos complexos, como grãos integrais e legumes, e evite carboidratos simples, incluindo bebidas açucaradas e massas brancas. Uma caminhada rápida, de preferência ao ar livre, também pode lhe dar um impulso.

Por que faço tanto xixi à noite?

A micção noturna, também conhecida como noctúria, pode afetar homens e mulheres em qualquer idade. As causas mais comuns são totalmente benignas, embora a noctúria também possa ser desencadeada por certas condições de saúde e medicamentos.

Na minha prática, os pacientes geralmente ficam chocados ao saber que a apneia do sono pode ser a causa subjacente da noctúria. Ela também pode ser um sinal de alerta para outras condições de saúde, como diabetes, insuficiência cardíaca, infecções do trato urinário e bexiga hiperativa, bem como uma reação a alguns medicamentos, incluindo aqueles usados para tratar hipertensão e problemas renais. Às vezes, está relacionada a outros problemas de sono, como insônia.

A maconha faz tão mal quanto o álcool?

Temos décadas de pesquisa sobre os efeitos da bebida na saúde. Mas a pesquisa sobre a cannabis está evoluindo e as consequências para a saúde pública de seu uso comercializado – em novos produtos e doses – levarão anos para serem compreendidas.

Por que eu sinto meus músculos contraírem antes de adormecer?

A maioria das pessoas pensa em sono e vigília como dois estados diferentes de ser, mas há momentos em que as linhas entre eles se confundem. Durante essa transição, ao cair no sono, você pode sentir uma contração que o acorda de repente.

Esses espasmos – conhecidos como espasmos hipnóticos ou início do sono – envolvem breves contrações de um ou vários músculos e podem ser acompanhados por outras sensações, como a sensação de queda. Os humanos não são os únicos que os experimentam: os cães também têm contrações muscalares quando adormecem.

Essas experiências são bastante comuns e raramente são motivo de preocupação. Elas podem ser provocadas ou intensificadas pelo estresse, privação de sono e uso excessivo de cafeína.

A proteína animal é mais fácil de digerir do que a proteína vegetal?

As proteínas dos alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, tendem a ser mais facilmente absorvidas do que as de origem vegetal, como nozes, feijões e grãos. Isso se deve em parte aos revestimentos fibrosos que ajudam a proteger as plantas de insetos e doenças, e esse escudo também pode reduzir a taxa de digestão.

Mas essa não é uma razão para escolher proteínas animais em vez das vegetais. A diferença na absorção é menor, normalmente cerca de 10% a 20% menos com plantas do que nos animais, e só seria uma preocupação se nossas dietas mal tivessem proteína suficiente para atender às necessidades. Para adultos nos Estados Unidos e em outros países ricos, a ingestão de proteínas geralmente está acima do que precisamos – cerca de 15% das calorias diárias em média -, então a diferença na absorção entre proteínas animais e vegetais é amplamente inofensiva.

Qual é a melhor maneira de se livrar dos cravos?

Embora seja tentador, espremer cravos com os dedos não é uma boa ideia. Isso pode causar lesões na pele e resultar na hiperpigmentação ou em cicatrizes.

Você pode tentar tratamentos tópicos, que demoram mais para funcionar, mas são mais econômicos e farão o máximo por você a longo prazo, pois podem impedir a formação de cravos futuros. Eles também estão prontamente disponíveis na maioria das farmácias e em uma variedade de preços.

O que acontece se eu beber muita água?

O resultado mais provável é apenas que você vai urinar com mais frequência para se livrar do excesso de água.

Porém, os rins normais podem liberar até um litro de líquido a cada hora. Se você beber mais do que isso, reterá o excesso de água em seu corpo, o que causa uma condição conhecida como hiponatremia e pode ser prejudicial à saúde.

A hiponatremia foi a causa da morte de um participante de um concurso de rádio na Califórnia em 2007, em que o prêmio foi para quem bebesse mais antes de urinar. A ingestão excessiva de água também levou à morte de estudantes durante rituais de trote em fraternidades.

Mas, é importante lembrar, a maioria das pessoas nunca experimentaria essas situações. Resumindo: se você não sente sede, é provável que esteja adequadamente hidratado. Mas se você sentir sede, beba o quanto precisar até que a sede passe.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment