Médicos tiram bolo de cabelo do tamanho de copo do estômago de menina

Sara Winchester
Sara Winchester
2 Min Read

Uma garota de 11 anos da República Tcheca passou, nesta terça-feira (7/3), por cirurgia para retirar um bolo de cabelo do estômago equivalente a um copo de meio litro.

A garota, que não teve sua identidade revelada, sofre com síndrome de Rapunzel. Até hoje, apenas poucas dezenas de pessoas no mundo foram diagnosticadas com a condição, que está relacionada com a tricotilomania e tricofagia. A doença psicológica é caracterizada pela vontade incontrolável de arrancar e engolir os próprios cabelos. O paciente pode sentir dores abdominais intensas e ter perda de peso.

O tufo media cerca de 20 centímetros de comprimento e 8 centímetros de diâmetro. De acordo com os médicos, a bola de cabelos era grande demais para ser retirada pela boca e, por isso, o procedimento escolhido foi a laparoscopia — a técnica faz uso de pequenas incisões para ter acesso ao estômago, e é usada também em alguns tipos de cirurgia bariátrica.

“Se não tivéssemos removido o tufo, a menina sentiria dores e perderia peso progressivamente. Em casos extremos, isso poderia danificar as paredes do estômago e perfurá-las”, disseram os médicos, em entrevista à AFP.

Agora, a garota foi orientada a iniciar um acompanhamento com psicólogos e psiquiatras para tratar a síndrome rara.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment