Eloizo Gomes Afonso Durães

Turismo sustentável: viajando de forma consciente e preservando o planeta

Sara Winchester
Sara Winchester
4 Min Read
Eloizo Gomes Afonso Durães

Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, expert em assuntos de viagem, o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo, responsável por movimentar bilhões de dólares anualmente e empregar milhões de pessoas em diversos países. No entanto, essa atividade também pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente e à comunidade local se não for feita de forma consciente e sustentável. Por isso, o turismo sustentável é uma abordagem cada vez mais valorizada por viajantes e empresas do setor.

O turismo sustentável é definido como uma forma de turismo que leva em consideração o impacto social, econômico e ambiental da atividade turística, tanto no presente quanto no futuro. Isso significa que as empresas de turismo que adotam essa abordagem devem trabalhar para minimizar os impactos negativos do turismo, ao mesmo tempo em que maximizam os benefícios para a comunidade local e para o meio ambiente.

Viajando de forma consciente

Para Eloizo Gomes Afonso Durães, viajar de forma consciente significa escolher destinos e atividades que tenham um impacto positivo na comunidade local e no meio ambiente. Por exemplo, os viajantes podem optar por se hospedar em hotéis e pousadas que tenham políticas de sustentabilidade, como reciclagem de resíduos, uso de energia renovável e produtos orgânicos. Além disso, os viajantes podem apoiar a economia local comprando produtos de artesanato e alimentos produzidos na região.

Outra forma de viajar de forma consciente é escolher atividades que sejam ecologicamente corretas, como caminhadas, ciclismo e passeios de barco. Essas atividades geralmente têm um impacto menor no meio ambiente do que atividades que envolvem o uso de veículos motorizados. Além disso, os viajantes podem escolher destinos que tenham programas de conservação da natureza, como parques nacionais e reservas ecológicas.

Preservando o planeta

O turismo sustentável também se preocupa em preservar o meio ambiente e minimizar o impacto do turismo sobre ele, comenta Eloizo Gomes Afonso Durães. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • Redução do consumo de energia e água: as empresas de turismo podem adotar práticas de eficiência energética e de gestão de recursos hídricos para reduzir o consumo de energia e água em suas atividades.
  • Uso de energias renováveis: as empresas de turismo podem optar por utilizar fontes de energia renovável, como a energia solar e eólica, em suas atividades.
  • Gestão de resíduos: as empresas de turismo podem adotar políticas de gestão de resíduos, como reciclagem e compostagem, para reduzir a quantidade de lixo gerado pelas atividades turísticas.
  • Conservação da natureza: as empresas de turismo podem investir em projetos de conservação da natureza, como a proteção de ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção.

Este novo jeito de fazer turismo é uma forma de viajar que leva em consideração o impacto social, econômico e ambiental da atividade turística. Assim como explica Eloizo Gomes Afonso Durães, é uma abordagem cada vez mais valorizada por viajantes e empresas do setor, que reconhecem a importância de preservar o meio ambiente e apoiar a comunidade.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment