Cigarro eletrônico: Crianças estão sendo levadas às pressas ao hospital com problemas graves nos pulmões

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read

Crianças da escola primária estão sendo hospitalizadas com pulmões colapsados ​​e sangrando devido ao uso excessivo de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, vendidos ilegalmente. De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, até abril, houve pelo menos 15 casos de internação de crianças menores de 9 anos, em comparação com 12 casos no ano passado e 2 casos no ano anterior.

Os números do NHS England (serviço de saúde público britânico) mostram que, no total, 40 jovens com menos de 19 anos foram internados no ano passado devido ao vaping excessivo. O professor Andy Bush, médico pediatra do Royal Brompton Hospital, no oeste de Londres, afirmou que os vapes são especialmente perigosos porque “simplesmente não sabemos o que há na maioria dessas substâncias”.

Ele disse à Sky News: “Se um adolescente começa a fumar cigarros, provavelmente o pior que vai acontecer com eles é que eles vão ficar doentes e vomitar. Já o uso agudo de cigarros eletrônicos pode colocá-los em hospitais, em terapia intensiva, com problemas como sangramento pulmonar, colapso pulmonar e vazamento de ar, e os pulmões se enchendo de gordura”, diz.

No início deste mês, os pediatras britânicos alertaram que os cigarros eletrônicos ilegais estão rapidamente se tornando uma epidemia entre as crianças e pediu ao governo a proibição deles. O Royal College of Paediatrics and Child Health alertou que os cigarros eletrônicos “não são um produto isento de riscos e podem ser tão viciantes quanto os cigarros tradicionais, se não mais”. Eles pediram ação urgente para proteger os jovens, destacando a necessidade de dados de longo prazo sobre os efeitos do vaping, especialmente em relação às doenças cardiovasculares.

Amanda Pritchard, chefe do NHS England, disse: “É seriamente preocupante que as admissões por condições relacionadas ao cigarro eletrônico em jovens tenham aumentado quase quatro vezes nos últimos dois anos. Embora para muitos jovens o vaping possa parecer inofensivo com seus sabores deliberadamente atraentes, seu uso pode levar a danos nos pulmões. Portanto, é muito importante cortarmos isso pela raiz para que possamos manter os jovens fora do hospital e prevenir futuros problemas de saúde.”

No mês passado, Rishi Sunak anunciou novos planos para reprimir a venda ilegal de vapes para crianças, incluindo a criação de um “esquadrão de fiscalização de vapes ilícitos” no valor de £ 3 milhões. O primeiro-ministro acrescentou: “Estou profundamente preocupado com o aumento acentuado de vaporizadores em crianças e chocado com relatos de vaporizadores ilícitos contendo chumbo chegando às mãos de crianças em idade escolar. O marketing e a venda ilegal de vapes para crianças são completamente inaceitáveis, e farei tudo ao meu alcance para acabar com essa prática para sempre”.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment