Amauri Jacintho Baragatti

Finanças para autônomos: Como gerenciar suas finanças quando você é seu próprio chefe

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read
Amauri Jacintho Baragatti

Para o advogado Amauri Jacintho Baragatti, empreender não é uma aventura fácil, no entanto, a autonomia de ser o seu próprio chefe e todo o aprendizado adquirido neste processo é de grande valor. O cuidado com as próprias finanças quando você é um empreendedor deve ser mais redobrado e atencioso, pois o destino e o sucesso de sua empresa está em suas mãos.

Dessa forma, existem algumas dicas para gerenciar as próprias finanças quando você é seu próprio chefe, de forma que os desafios sejam minimizados e as vantagens maximizadas. Se você tem curiosidade sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final!

Por que é importante ser prudente quando se é autônomo

Quando se é autônomo, as finanças pessoais podem ser uma dificuldade. Você é o responsável por gerar receita, mas também deve cuidar de seus gastos, economizar para o futuro e pagar seus impostos, explica o Advogado Amauri Jacintho Baragatti. A seguir, apresentamos algumas dicas importantes para gerenciar suas finanças pessoais como autônomo.

  1. Faça um orçamento 

Elabore um orçamento detalhado, que inclua seus ganhos e suas despesas mensais. Isso permitirá que você saiba exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo, e também te ajuda a planejar as despesas do futuro. O orçamento deve ser atualizado regularmente para refletir sua situação financeira atual.

  1. Poupe para emergências

Como autônomo, é essencial ter uma poupança de emergência. O Advogado Amauri Jacintho Baragatti afirma que você nunca sabe o que pode acontecer no futuro, então estar preparado financeiramente para lidar com qualquer imprevisto é muito importante quando se é autônomo e não existe garantia de uma renda fixa. Tente economizar entre três e seis meses de despesas para garantir que esteja protegido em caso de necessidade.

  1. Acompanhe seus impostos

Faça um acompanhamento detalhado de seus impostos e pagamentos devidos. Certifique-se de estar por dentro das leis e regulamentos fiscais que se aplicam a quem é autônomo e organize-se para pagar os impostos de forma correta e dentro do prazo. 

  1. Faça previsões e planejamento financeiro

Faça previsões financeiras a longo prazo para saber quais serão seus ganhos e despesas nos próximos anos. Isso permitirá que você se prepare para gastos futuros e crie investimentos adequados ao seu negócio. Ter metas definidas ajudam muito o empreendedor, pois é possível visualizar os caminhos e as ações a serem tomadas para realizar tais metas.

Criar um planejamento e ter autonomia com as próprias finanças é um dos grandes segredos, nem tão secreto assim, do empreendedor. Todos esse processo pode ser um grande desafio, mas seguindo essas dicas básicas você consegue ter cada vez mais controle sobre seus gastos e ganhos, afirma o Advogado Amauri Jacintho Baragatti. Não deixe para depois e comece a colocar essas dicas em prática!

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment