Gabriel Cepeda Gonçalves

Leitura financeira: livros que auxiliam na compreensão do mercado financeiro

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read

Saber como funciona o mercado financeiro auxilia a realizar bons investimentos. Diante disso, o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves entende que alguns livros podem auxiliar a compreender melhor esse ambiente de negociação, contribuindo para a realização de aplicações financeiras pertinentes. Quer entender melhor como esse ambiente funciona? Prossiga com a leitura e confira os melhores livros sobre o mercado financeiro.

O investidor inteligente

Segundo o diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, um dos melhores livros para expandir o conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro é “O investidor inteligente”, escrito pelo autor Benjamin Graham. Isso porque a obra abarca uma série de lições essenciais para realizar boas operações no mercado financeiro. 

Desse modo, as principais lições a serem observadas no livro em questão são: saber como distinguir o investimento da especulação do índice lucrativo; aprender a aplicar a estratégia de saber o momento de comprar e permanecer na ação; investir principalmente nos ativos de renda fixa, pois os mesmos possuem maior margem de segurança; e tomar decisões fundamentadas na análise da oscilação do mercado.

Ações comuns, lucros extraordinários

Ainda, como comenta o homem de negócios Gabriel Cepeda Gonçalves, outra obra muito prestigiada pelos acionistas iniciantes é “Ações comuns, lucros extraordinários”, produzida pelo autor estadunidense Philip Fisher. A mesma auxilia na compreensão mais aprofundada sobre esse ambiente de negócios, permitindo que os investidores tenham maior envolvimento em suas aplicações. 

Logo, esse livro apresenta quinze questões que o acionista deve contestar em sua análise do ativo a ser adquirido, além de pautar quais são as condutas que um bom investidor deve tomar para não possuir prejuízos financeiros. Também, o mesmo disponibiliza o ensinamento de um método para se encontrar títulos de investimentos lucrativos. 

O mais importante para o investidor 

Por fim, como aponta o empreendedor Gabriel Cepeda Gonçalves, um dos livros mais requisitados no mundo dos investimentos é “O mais importante para o investidor”, produzido pelo escritor e acionista norte americano Howard Marks. O mesmo revela como funciona o processo de investir e quais são as estratégias a serem observadas para uma boa aplicação. 

Assim, a obra desvenda as práticas a serem efetuadas para um investimento de sucesso, identificando quais são as principais armadilhas do mercado financeiro que podem desencadear grandes perdas. Ademais, é analisado o desenvolvimento dos ciclos do mercado, demonstrado as estratégias para se obter resultados positivos no mesmo.

Quer compreender melhor o mercado financeiro? Realize a leitura dos livros mencionados neste artigo.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment