Raphael Gerk Viana

Conheça os avanços da tecnologia que contribuem com a medicina

Sara Winchester
Sara Winchester
4 Min Read
Raphael Gerk Viana

O mundo da tecnologia não está restrito apenas à diversão e novas maneiras de nos conectarmos com o mundo. Raphael Gerk Viana, expert em tecnologia, comenta que os avanços tecnológicos contribuem, de maneira efetiva, para novas formas de atuação no mundo da medicina. Por isso, se você ficou curioso e deseja saber como a tecnologia contribui para isso, continue lendo este artigo e tire as suas principais dúvidas! 

É inegável a importância da medicina para a manutenção da vida humana no mundo, entretanto, conforme a sociedade evolui, é necessário que determinados campos avancem juntamente com ela. Neste sentido, o empresário e expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, destaca a importância da medicina estar atrelada aos avanços tecnológicos, de forma que isso venha gerar maiores benefícios no âmbito profissional e na vida cotidiana das pessoas. 

O empresário Raphael Gerk Viana lembra que a tecnologia aplicada à saúde vai muito além de equipamentos eletrônicos modernos e aplicativos digitais. O que chamamos, atualmente, de Saúde 4.0, tem um caráter preventivo e é capaz de trazer a medicina para o dia a dia de todos os pacientes, através de inovações como, por exemplo, a IoT, o Big Data e a Inteligência Artificial. 

No cenário nacional, as inovações em medicina cresceram de uma maneira tão considerável, que foi criada a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, a fim de reunir as principais inovações e investimentos para o ramo.

Confira inovações que você deve acompanhar nos próximos anos e que contribuem com o avanço da medicina.

  1. Telemedicina

A telemedicina, nada mais é do que a relação médico – paciente que acontece à distância. Nesse caso, de acordo com o empresário Raphael Gerk Viana, diversas ações são desempenhadas de forma remota. Assim, pacientes que estão em cidades sem assistência médica podem ter acesso a médicos especialistas e exames que são considerados de caráter específico. Através de uma plataforma, o médico pode visualizar os exames de um paciente de qualquer lugar, emitindo um laudo mesmo sem estar presente. 

  1. Cirurgias robóticas assistidas

Raphael Gerk Viana explica que as cirurgias robóticas assistidas já são uma realidade e vem garantindo que determinados procedimentos ocorram de maneira mais segura e menos invasiva aos pacientes. Nesses casos, utiliza-se estruturas robóticas que são comandadas por um especialista, que tem a sensação de ver o corpo por dentro. 

Isso é possível através do uso de câmeras que geram imagens tridimensionais. Além disso, os braços robóticos não estão sujeitos a nenhum tipo de tremor, e possibilitam a rotação de 360 graus.

  1. Impressão de órgãos 3D

A bioimpressão de órgãos, para muitas pessoas, ainda pode parecer coisa dos filmes de ficção científica, entretanto, o empresário Raphael Gerk Viana afirma que isso já é uma realidade. No lugar do uso de tinta comum, a impressão de órgãos 3D utiliza biotintas que contém células, proteínas e outros elementos biológicos em toda a sua composição. Em um cenário otimista, dentro de alguns anos, essa será a solução para reduzir as filas de transplantes, por exemplo. 

Ainda de acordo com o empresário e expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, essas inovações são fundamentais para a criação de um novo cenário no mundo da medicina. O avanço da tecnologia é capaz de suprir diversos déficits no mundo da saúde e no atendimento médico à população. Como tudo que acontece no mundo da tecnologia ocorre de maneira rápida, é primordial que profissionais da saúde entendam as aplicações das inovações e saibam como aplicá-las no dia a dia de trabalho. 

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment