Os cursos de medicina, que representam cerca de 40% da receita do mercado de ensino superior, estão perdendo valor devido ao aumento na oferta de vagas. Em 2020, uma vaga de medicina era negociada por R3milho~es,masem2024,essevalorcaiuparaR3milho~es,masem2024,essevalorcaiuparaR 1,2 milhão, conforme relatado pelo Valor Econômico.
Impacto no Mercado
A desvalorização das vagas de medicina tem impactado diretamente o lucro das faculdades. Em 2022, a Afya adquiriu uma faculdade de medicina avaliada em 5,8 vezes o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Este ano, outra aquisição da empresa custou 4,2 vezes o Ebitda.
Busca por Investidores
Grupos educacionais como Ânima estão enfrentando dificuldades para atrair investidores para seus cursos de medicina. Em 2023, a Ânima contratou o J.P. Morgan para buscar recursos para a abertura de capital, venda de fatia ou fusão, mas ainda não obteve avanços significativos.
Dificuldade em Preencher Turmas
A desvalorização também se reflete na dificuldade de preencher turmas. Algumas faculdades, especialmente em regiões distantes dos grandes centros urbanos, precisam recorrer a três ou quatro listas de chamada para completar o quadro de alunos.
Redução na Relação Candidato/Vaga
Entre 2014 e 2022, a relação candidato/vaga nos cursos privados de medicina caiu de 31,9 para 8,9, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB). Essa mudança reflete a maior oferta de vagas e a menor demanda por parte dos estudantes.
Expansão do Programa Mais Médicos
O programa Mais Médicos, que visa suprir a carência de médicos em áreas carentes, pode adicionar quase 10 mil vagas nos próximos dez anos, sendo 7,7 mil na rede particular e 2 mil nas instituições federais. Isso pode continuar a pressionar os valores das vagas de medicina.
Judicialização e Novas Vagas
Desde 2019, houve um aumento no número de alunos de medicina devido à ampliação de vagas do programa Mais Médicos II e processos judiciais. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) analisa 193 processos que podem resultar em até 11,5 mil novas vagas, das quais cerca de 3,1 mil devem ser aprovadas.
Perspectivas Futuras
Embora o preço das mensalidades continue subindo, o ritmo de aumento é menor. Entre 2014 e 2017, o crescimento anual das mensalidades estava na faixa dos 6%, mas em 2024, a alta foi de apenas 0,83% em comparação ao ano anterior. Especialistas apontam para uma desaceleração na rentabilidade dos cursos de medicina no futuro próximo.