Florianópolis disponibiliza atendimento gratuito de saúde por telemedicina

Alberto Pires de Almeida
Alberto Pires de Almeida
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A capital catarinense disponibiliza mais uma forma de atendimento à saúde dos moradores da região. Nova etapa do programa Alô Saúde Floripa passa a oferecer atendimento médico por teleconsulta via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, de forma gratuita.

Com o lançamento, a Prefeitura de Florianópolis oferece, além do atendimento por profissionais de enfermagem e marcações de consultas, os serviços de telemedicina. Assim, os moradores podem consultar com médico sem sair de casa. O atendimento virtual segue os mesmos protocolos clínicos utilizados no modelo presencial.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, o objetivo é complementar a oferta, não substituir totalmente as consultas presenciais. Para o paciente, entre as vantagens, estão ser atendido sem sair de casa ou gastar com deslocamento, assim como não precisar aguardar na fila de espera.

A Prefeitura de Florianópolis espera que com o reforço, parcela dos atendimentos médicos na cidade possa ser viabilizada por meio da telemedicina, desafogando os hospitais e unidades de saúde.

Passo a passo para o atendimento
Para ser atendido pelo programa Alô Saúde Floripa, o morador da capital deve ligar no 0800 333 3233 para triagem, com atendimento inicial realizado pelos técnicos de enfermagem. Os pacientes serão atendidos por profissionais de saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros ou médicos, conforme avaliação de seus sintomas.

De acordo com a Prefeitura, são duas opções de atendimento: o informativo e o de saúde. No informativo, o atendente deve informar o paciente sobre vacinação, marcação de consultas, horários dos centros e unidades de saúde, por exemplo. No atendimento de saúde, um enfermeiro vai checar os sintomas e encaminhar o paciente para o tratamento necessário, seja na emergência, para casos graves, consulta presencial no Centro de Saúde ou consulta médica virtual, na modalidade de teleconsulta.

Para realizar a teleconsulta, o paciente vai receber informações via whatsapp ou email, com data, horário e link de acesso – e a Prefeitura orienta os pacientes que marquem esses dados na agenda, para não perderem o atendimento. No momento informado, o paciente deve acessar o link por meio do celular ou do computador. Receitas para medicamentos controlados ou solicitações para exames serão enviadas também por via digital, se forem necessários.

Os moradores de Florianópolis podem ligar para o Alô Saúde caso precisem realizar cadastro no SUS ou busquem esclarecimentos sobre a oferta de serviços de saúde disponibilizados a nível municipal, incluindo vacinas e fornecimento de medicamentos. Dúvidas sobre o uso de medicamentos receitados e orientações de autocuidado, assim como sinais de alerta de eventuais doenças também são temas que podem ser abordados com esse serviço.

Aprovação dos pacientes
O serviço de teleconsulta médica está disponível desde o mês de junho. Com a modalidade, os pacientes podem ser atendidos no conforto de suas casas, evitando deslocamentos desnecessários, tempo de espera em filas e riscos de contaminação por outras doenças.

A Prefeitura de Florianópolis realiza pesquisa de satisfação com pacientes para avaliação dos serviços. Os dados mais recentes mostram que a aceitação da população tem sido positiva, com nota 94.

O atendimento é acessível para pessoas com deficiência ou pessoas com dificuldades com tecnologia, por meio de um chat. Em breve, a Prefeitura deve disponibilizar também atendimento por libras.

Serviço deve ajudar a diminuir filas nas UPAS, Centros de Saúde e hospitais
A partir do momento em que passa a concentrar atendimentos de forma online e direcionar o paciente para o serviço de saúde apropriado, o Alô Saúde Floripa auxilia na diminuição de filas para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Saúde e emergências dos hospitais.

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o tempo médio de espera entre a ligação para o Alô Saúde e a teleconsulta médica é de cerca de vinte minutos, a depender da demanda e disponibilidade da equipe.

Além disso, conforme a Secretaria de Saúde, a média de tempo de espera entre a ligação para o Alô Saúde Floripa e o agendamento no Centro de Saúde com o Médico de Família ou Enfermeiro, se for indicado, pois é insubstituível em muitos casos, fica em torno de 48h, sem que o paciente precise esperar em filas fora de casa para isso.

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