Walter Duenas

Veja como manter uma alimentação saudável para evitar o diabetes

Sara Winchester
Sara Winchester
4 Min Read
Walter Duenas

De acordo com o médico Walter Duenas Quispe, o desenvolvimento de algumas doenças podem ser evitadas já na juventude, com a realização de uma alimentação saudável. Isso não é diferente com o diabetes, a doença que assola cerca de 6% da população mundial. Quer saber como você pode evitar o desenvolvimento do diabetes fazendo uma alimentação saudável? Então continue consumindo o conteúdo: 

Controle da ingestão de açúcar

Você com certeza já ouviu alguém falar que não se come doces no café da manhã ou antes de dormir, não é mesmo? Isso porque, a ingestão de altas taxas de açúcar no dia a dia podem acarretar em diversos riscos para a saúde, além de não ser nada nutritivo e não atender as demandas de energia exigidas pelo corpo. 

Portanto, como evidencia Walter Duenas Quispe, especialista em gestão de clínicas, o primeiro passo para evitar o desenvolvimento de diabetes é o controle da ingestão de açúcar. Desse modo, busque não consumir alimentos ricos em açúcar, principalmente os alimentos industrializados, e se for comer um doce, procure consumir uma quantidade aceitável após o almoço.

Alimentos ricos em ômega 3

Ainda, outra forma de evitar o desenvolvimento do diabetes é realizar uma dieta rica em ômega 3. Esse elemento é formado por três tipos de ácidos graxos: ácido alfa-linolênico, ácido docosa-hexaenoico e o ácido eicosapentaenoico, que, por sua vez, são responsáveis por reduzir as inflamações e a resistência à insulina.

Walter Duenas
Walter Duenas

Como aponta Walter Duenas Quispe, o ômega três pode ser encontrado principalmente em peixes, como o salmão, sardinha e atum, abacate, e em linhaças. Por isso, procure consumir alimentos como nozes, chia, ovos, feijão preto, espinafre, couve, brócolis e amêndoas no seu dia a dia.

Laranja como sobremesa

A laranja, além de ser uma fruta rica em vitamina C, é um dos alimentos que auxiliam na prevenção do diabetes. Esse fator ocorre porque o fruto é uma das principais fontes de pectina, fibra que atua reduzindo os níveis de colesterol LDL no sangue. Dessa forma, procure consumi-la como sobremesa após o almoço, e tomar seu suco (sem adição de açúcar).

Consumo de aveia no café da manhã

Conforme apresenta o Dr. Walter Duenas Quispe, o consumo de aveia também pode auxiliar na prevenção da diabetes, já que ela possui uma fibra saudável para o coração, a beta-glucana. Logo, realizar o consumo do mingau de aveia no café da manhã ou antes de dormir é uma ótima ideia para quem quer cuidar da saúde. 

Em conclusão, vale ressaltar que uma dieta balanceada é crucial para levar uma vida saudável e evitar o desenvolvimento de diversas doenças. Realize o consumo balanceado de cada alimento citado neste artigo, e não deixe de lado outros alimentos que não foram mencionados. Lembre-se que uma alimentação saudável é a chave para uma vida mais feliz.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment