Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Saiba como fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read
Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

 A contabilidade é fundamental para a produtividade de qualquer negócio. Para o  mediador de projetos bilionários, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, a análise de viabilidade econômica pode dar a percepção da geração de caixa de forma mais precisa, contribuindo para a economia da empresa e de todos que a compõem. Continue lendo para saber mais sobre esse tipo de estudo.

O que é viabilidade econômica

Em primeiro lugar, quando falamos em analisar ou estudar a viabilidade econômica de uma empresa, estamos nos referindo a pesquisa para saber se um projeto pode ser realizado, ou não. Ou seja, não é qualquer projeto que poderá ser feito sem pensar nos riscos e retornos que ele pode trazer como benefício para quem está lidando com o processo. Essa viabilidade é muito importante para que a empresa não sofra qualquer tipo de surpresa.

Projetar investimentos

Além disso, para que se possa elaborar esse tipo de estudo para a empresa, é importante realizar as projeções de receitas, custos e investimentos. O primeiro passo é analisar a viabilidade de retorno e rendimentos que determinado projeto poderá trazer para a empresa. Conforme explica  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, as projeções devem ser feitas visando uma grande taxa de retorno, mas de forma realista.

Avaliação

Outro passo importante se dá na hora de fazer a avaliação dos indicadores. É através do Valor Presente Líquido que você pode fazer a análise dos fluxos de caixa, de forma que seja descontada uma taxa dos fluxos de caixa até a data de investimento, e a partir do resultado, haverá lucro, ou não. Após isso, é preciso analisar a taxa de retorno, que indica se haverá algum retorno depois de um certo tempo — anual ou mensal.

Payback

Por fim, de forma que o investidor não fique sem saber quanto tempo levará para que ele obtenha bons resultados, indicador que ajuda a saber o tempo em que levará para o investimento ser viável é chamado de payback. Conforme explica  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, falando do tradicional, ele acaba por não considerar o valor do dinheiro investido no tempo. 

Sendo assim, após passar por todo o processo descrito na hora de estudar e analisar a sua viabilidade económica e financeira, você poderá ter mais clareza sobre os seus aproveitamentos e finanças. A questão financeira é a mais importante, e os recursos e esforços mostram a sua necessidade para melhores resultados e benefícios a partir dos investimentos para uma empresa, seja ela grande ou pequena.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment