Você já ouviu falar, alguma vez, sobre a gestão hospitalar? Conforme explica o Dr. José Admirço Lima Filho, as atividades envolvidas nessa administração, serão fundamentais para a rotina e ações dos centros médicos. Inclusive, foi criado um curso superior com esse tema. Quer saber mais sobre o assunto e sua importância? Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final!
Muitas pessoas se enganam ao achar que apenas os procedimentos cirúrgicos estão incluídos na rotina de um hospital. Para além dessas atividades, existem diversas outras funções fundamentais para manter um bom funcionamento. Nesse sentido, para efetuar os processos e ações administrativas, a gestão hospitalar será imprescindível.
Gestão hospitalar, o que é?
Dessa forma, caso você nunca tenha aprendido sobre a gestão hospitalar, saiba que o termo está relacionado a todas as atividades e práticas administrativas de um hospital. Sendo assim, o profissional dessa área será responsável por coordenar os procedimentos desse espaço, garantindo que ele opere adequadamente. O médico anestesiologista, José Admirço Lima Filho, comenta que essa é uma função de extrema importância.
Quais as atividades que essa área envolve?
Agora que você conheceu sobre a gestão hospitalar, é interessante entender as atividades que ela envolve. Desse modo, dentre as suas muitas responsabilidades está, por exemplo, a do planejamento administrativo, que abarca a distribuição dos recursos, as partes burocráticas, a organização dos setores, entre outros.
Além disso, será do encargo desses profissionais organizar todos os processos, como os serviços dos funcionários, os dias em que ocorrerão os procedimentos, os materiais utilizados, dentre outras ações. O gestor, Dr. José Admirço Lima Filho, vislumbra que o controle das atividades também estará incluso neste cargo.
Qual a importância dessa área?
Uma dúvida que pode surgir é com relação à importância que a gestão hospitalar tem. Por ser responsável por todos os processos administrativos e organizacionais, essa área será fundamental para manter um hospital funcionando. Sendo assim, principalmente em grandes centros médicos, que envolvem diversos setores, essa gestão será imprescindível.
Por fim, vale ressaltar também, que esse campo irá contribuir para que a rotina dos funcionários e colaboradores seja saudável. Com isso, será possível que eles desempenhem suas funções com maior eficiência. Dessa maneira, para o Dr. José Admirço Lima Filho, devido a sua relevância, é fundamental que seja estimulado a capacitação desses gestores.