Aplicativo da pasta de Moro terá canal para denunciar roubo de veículos

Sara Winchester
Sara Winchester
2 Min Read

O aplicativo Sinesp Cidadão ganhou hoje dois novos módulos: “Participação Cidadã” e “Procurados”. Os módulos existentes também ganharam mudanças, como a geração de alerta, pelo próprio cidadão, caso este tenha seu veículo roubado ou furtado e a possibilidade de inserção de fotos no cadastro de pessoas desaparecidas.

O Sinesp Cidadão, um app do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é grátis e está disponível para usuários de Android e Iphone a partir de hoje. O acesso ao aplicativo é feito por meio de login único do governo federal, o Gov.Br.

A atualização do aplicativo, bem como o aprimoramento de suas funções, foi realizada pela Universidade Federal do Ceará, dentro de um dos projetos prioritários do Ministério, o “Sinesp Big Data e Inteligência Artificial”.

No novo módulo Participação Cidadã, o cidadão poderá reportar casos como má iluminação pública, descarte irregular de lixo e pichações, por exemplo. Será possível inserir imagens do local e uma pequena descrição do fato. As informações são repassadas para a Ouvidoria do ministério, que vai encaminhar para o governo local analisar e tomar as devidas providências.

A nova versão do aplicativo conta ainda com alerta de roubo e furto de veículos, lista com nomes e informações dos criminosos mais procurados do país e a relação de pessoas desaparecidas. O app também permite consultas à Base Nacional de Mandados de Prisão.

Continua após a publicidade

Compartilhe esse Artigo