Global Statistics

All countries
233,520,340
Confirmed
Updated on 28 de September de 2021 22:59
All countries
208,598,407
Recovered
Updated on 28 de September de 2021 22:59
All countries
4,777,779
Deaths
Updated on 28 de September de 2021 22:59

Anatel aprova edital de regras do leilão do 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações definiu, nesta quinta-feira, as regras do leilão do 5G. Ao todo, serão 3,7 Gigahertz ofertados em blocos espalhados por quatro faixas de frequência.

O modelo atende parte da demanda das pequenas operadoras, que também poderão participar da disputa. A Anatel começou a definir as regras no ano passado, mas o conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu mais tempo para analisar o processo. Na ocasião, ele manifestou dúvidas sobre o alcance e eventuais prejuízos ao setor de telecomunicações com a nova tecnologia.

Ao retomar a discussão nesta quinta-feira, Queiroz concordou com o argumento das empresas de telefonia de que, sem a ampliação da faixa, haveria o risco de interferência do 5G no sinal das antenas parabólicas de televisão. “Isso ocorre pois os equipamentos de recepção são geralmente de baixo custo e mais suscetíveis à saturação.”

O relator, conselheiro Vicente Bandeira de Aquino Neto, concordou com as mudanças propostas por Moisés Moreira e aceitou mudar o voto. “Eu quero abrir mão aqui do que eu trouxe no meu voto (…), abro mão da proposta.”

O edital passa agora por consulta pública. A intenção do governo é realizar o leilão ainda em 2020. Fabricantes de equipamentos, que seriam os responsáveis pela construção das redes, pressionam para que o certame ocorra só em 2021, a tempo de se aprimorar e concorrer com a chinesa Huaweii, líder no mercado do 5G.

*Com informações do repórter Renan Porto.

Ultimas Notícias

Quando vai chegar a vacina contra a Covid-19 para as crianças?

À medida que mais crianças voltam para a escola, a ansiedade dos pais aumenta. Isso porque ainda não há nem sinal de uma vacina...

Rio de Janeiro aplicará terceira dose em idosos a partir de segunda-feira

Neste domingo, 12, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro divulgou o calendário de aplicação da terceira dose da vacina contra...

Curva de mortes por Covid-19 está há 77 dias sem alta

A curva de mortes por Covid-19 completa, neste sábado, 11, 20 dias em queda. No levantamento feito por VEJA, o Brasil apresentou, hoje, média...