Ciência, SUS e universidades foram mais valorizados durante pandemia

Sara Winchester
Sara Winchester
1 Min Read

Uma pesquisa lançada recentemente mostra que, durante a pandemia de Covid-19, houve aumento na valorização do SUS, da ciência e do trabalho das universidades públicas e hospitais universitários.

O estudo foi publicado pelo Centro SOU_CIÊNCIA, coordenado pela farmacologista Soraya Smaili, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

Segundo a pesquisa, antes da pandemia, 40% dos brasileiros achavam que o SUS tinha importância altíssima. Agora, o número subiu para 62%.

O estudo mostrou, ainda, que a valorização da ciência aumentou. Antes, 47% consideravam a importância altíssima — atualmente, o percentual está em 70%.

A importância das universidades públicas e hospitais universitários também aumentou. De acordo com o estudo, o percentual de pessoas que a consideravam altíssima foi de 42% para 59%.

Outro ponto abordado foi a ampliação do número de universidades e institutos federais no país. A pesquisa mostra que 52% dos entrevistados são a favor da retomada da expansão da educação superior pública gratuita e dos investimentos naárea.

Apenas 8% defenderam privatização das universidades, redução de investimentos ou cobrança de mensalidade.

Compartilhe esse Artigo