Manoel Conde Neto

Pessoas pessimistas e negativas: entenda o que fazer para lidar com elas no ambiente farmacêutico de trabalho

Sara Winchester
Sara Winchester
4 Min Read
Manoel Conde Neto

Para Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, pessoas negativas e pessimistas sempre existirão nos mais diversos âmbitos da vida: no trabalho, nos estudos e, até mesmo, na família. Lidar com elas também é um desafio, não à toa, no ambiente de trabalho é ainda mais difícil, afinal de contas, é necessário manter, antes de tudo, a postura profissional. 

Por essa razão, se atentar a algumas dicas chave para te ajudar com isso é essencial. Para isso, é necessário entender, antes de tudo, o que é uma pessoa negativa/pessimista e os prejuízos que ele pode causar para o meio profissional. Por isso, se este é um tema de seu interesse, acompanhe este artigo até o final.

Características de uma pessoa pessimista

Em primeiro lugar, o renomado Manoel Conde Neto entende que uma pessoa pessimista nada mais é que alguém que, antes de olhar para o lado positivo das situações, foca no ônus de tudo. Em outras palavras, alguém pessimista será sempre aquele indivíduo que foca em falhas e fraquezas, além de se autodepreciar, ter síndrome de impostor e dificuldade de adaptação às novidades. 

Isso não significa, necessariamente, que trata-se de alguém ruim, uma vez que o comportamento humano pode ser derivado das mais diversas causas, como experiências ruins de vida ou momentos difíceis. Por essa razão, antecipando as dicas para que você saiba lidar com esse tipo de gente no seu trabalho, ter paciência e empatia é fundamental.

Consequências do pessimismo

No entanto, até mesmo isso deve ter cautela! Na prática, assim como assimila Manoel Conde Neto, quando se convive com alguém com determinadas características, se assemelhar a essa pessoa não é algo difícil de acontecer, e isso com certeza deve ser evitado, especialmente pelo fato de que uma pessoa com essas características possui a expectativa de vida menor, assim como dificuldade para se desenvolver. Mas, se você não tem grandes opções, saber lidar estrategicamente com esse tipo de pessoa é o ideal. Veja como:

Maneiras de lidar com pessoas pessimistas no trabalho

Sendo assim, sem mais delongas, Manoel Conde Neto assimila que além da paciência e empatia, entender os motivos que levam aquela pessoa a agir de tal maneira é o primeiro passo para que você drible situações desconfortáveis causadas pelo pessimismo. Além disso, escutar ativamente os seus motivos, como alguém que se importa também pode fazer a diferença e contribuir para a melhora do pessimista.

Comunicar-se assertivamente, isto é, de maneira básica, clara e objetiva com as pessoas pessimistas também pode ser uma solução. Na prática, isso não significa ser grosseiro, ao contrário, quando as tentativas mais fraternas não dão certo, o ideal é manter apenas conversas restritas ao trabalho. 
Por fim, mas não menos importante, ressignificar as afirmações pessimistas e negativas dessas pessoas também é fundamental para lidar bem com elas. Isso, por sua vez, consiste em propor alternativas às reclamações, de maneira direta e indireta, o que, para Manoel Conde Neto, pode fazer toda a diferença no ambiente de trabalho, inclusive no farmacêutico.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment