Global Statistics

All countries
159,700,023
Confirmed
Updated on 11 de May de 2021 10:01
All countries
138,350,982
Recovered
Updated on 11 de May de 2021 10:01
All countries
3,319,936
Deaths
Updated on 11 de May de 2021 10:01

O estudo urodinâmico- saiba o que é

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, urologista mestrado, nos explica hoje o que é um estudo urodinâmico e como é feito. Entenda:

Segundo o especialista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes o estudo urodinâmico é um exame que permite avaliar diferentes variáveis, como a sensibilidade da bexiga, volume de enchimento, propriedades elásticas e por aí vai.

Ele pressupõe a avaliação de:

Estudo pressão-fluxo – avaliação da pressão durante o esvaziamento da bexiga.
Cistometria – avaliação da bexiga durante o enchimento de forma artificial.
Eletromiografia – análise dos músculos pélvicos.
Perfilometria uretral – avaliação e análise das pressões na uretra.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que o exame é importante para que o médico urologista possa avaliar o paciente de melhor forma, diagnosticando as alterações no funcionamento da bexiga e instruí-lo para o tratamento adequado.

As doenças e problemas mais comuns diagnosticados são:

Traumatismos vertebro-medulares;
Retenção urinária;
Incontinência urinária;
Doenças neurológicas
Infecções urinárias de repetição;
Hiperatividade vesical;
etc.

O estudo urodinâmico, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é feito com auxílio de uma máquina conectada à pessoa. A máquina registra os diferentes valores, sendo eles o tempo de demora para que o indivíduo queira urinar, a força e o fluxo da urina, a quantidade e o tempo que a bexiga demora para ser esvaziada.
Esse estudo pode ser realizado por todas as idades, desde que consigam responder às indicações do médico durante o procedimento. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que o exame demora cerca de 45 até 90 minutos.

Vale ressaltar que alguns desconfortos podem surgir durante o procedimento, porém não costuma ser um exame doloroso. Entre os ‘sintomas’ estão:

náusea;
suores;
dores na bexiga;
necessidade de urinar;

Precisa fazer em estudo urológico ou consultar-se com um urologista? Entre em contato com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e tenha uma vida mais saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

Escalada de violência: Palestinos disparam mísseis em Jerusalém

Manifestantes palestinos  dispararam ao menos sete mísseis contra áreas israelenses de Jerusalém na tarde desta segunda-feira (10). A violência fez com que moradores da...

Pioneiro da internet no Brasil, empresário Aleksandar Mandić morre aos 66 anos

Considerado um dos pioneiros da internet no Brasil, Aleksandar Mandić morreu na tarde desta quinta-feira, 6, aos 66 anos. A informação foi anunciada por...

Chanceler França terá primeira conversa com secretário de Estado dos EUA

Está prevista para os próximos dias, possivelmente na semana que vem, a primeira conversa entre o chanceler Carlos Alberto França e Antony Blinken, secretário...