Manoel Conde Neto

Entenda o que são os medicamentos fitoterápicos e os seus benefícios

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read
Manoel Conde Neto

Você já ouviu falar sobre esse tipo de medicamento? Tem ideia da sua origem? O empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, acredita que esses medicamentos são produzidos a partir de plantas ou vegetais medicinais, que possuem efeito terapêutico. Pensando nisso e no aumento do consumo desses remédios, fizemos este artigo para que você possa compreender os benefícios desse consumo, sendo assim, se atente a leitura!

Esse tipo de medicamento é regulamentado pela ANVISA?

Sim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), codificou os medicamentos fitoterápicos, além de que a Organização Mundial da Saúde, incluiu e reconheceu esses medicamentos como contribuintes no ramo da saúde, garantindo segurança e qualidade no consumo. Entretanto, mesmo se tratando de medicamentos com fármacos naturais, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, o consumidor deve manter as mesmas preocupações e cuidados que possui com os medicamentos tradicionais. 

Então os medicamentos fitoterápicos são usados na homeopatia?

Não, fitoterapia e homeopatia são tratamentos naturais, porém diferentes. Caso você não saiba, a homeopatia busca o tratamento do paciente e não só dos sintomas específicos, Nesse sentido, a fitoterapia segue a mesma linha da medicina convencional, uma vez que busca tratar enfermidades específicas com um medicamento que combata esses sintomas — sendo a principal diferença, o uso de fitoterápicos ao invés de alopáticos. Agora que você entendeu melhor esse conceito, confira abaixo alguns dos benefícios de se optar por esse tipo de medicamento:

Composição natural

Sabemos que tudo que é natural, tende a comprometer menos o nosso organismo, ou seja, não é tão danoso à saúde, possuindo menos reações adversas quando comparados aos remédios alopáticos. Sendo assim, como acredita o empresário Manoel Conde Neto, os medicamentos fitoterápicos são uma ótima opção para aquelas pessoas que possuem alergia a certas substâncias presentes nos medicamentos convencionais.

Menores efeitos colaterais

Por ser natural, esse tipo de medicamento passa a ser menos agressivo, portanto os efeitos colaterais a curto e longo prazo são raros e menores. Mas vale lembrar, que o uso indiscriminado de qualquer medicamento pode levar a reações adversas, uma vez que o excesso sempre é prejudicial, assim não é só porque é natural que não tenha malefícios e contraindicações.

Quais seriam os medicamentos fitoterápicos mais comuns e encontrados na rede do SUS? Como assimila o empresário Manoel Conde Neto, dentre alguns desses medicamentos estão: alcachofra, babosa, guaco, salgueiro, plantago, unha-de-gato e etc. Todavia, cuidado, a automedicação deve ser evitada em qualquer situação, pois você não conhece o seu corpo e por isso deve consultar um profissional da área.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment