Dr. Maciel de Carvalho

Dr. Maciel de Carvalho fala sobre os principais modelos de avaliação de desempenho para sua empresa

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read
Dr. Maciel de Carvalho

Na maioria das empresas de todo o mundo continuam sendo utilizados os métodos tradicionais para a avaliação de desempenho. No entanto, será que esses métodos ainda são a melhor opção? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros é especialista na área de finanças e de gestão de empresas e por isso, trouxe algumas dicas de ferramentas para avaliar os desempenhos da sua empresa de maneira mais eficiente do que os tradicionais utilizados atualmente. Confira:

Avaliação por objetivos

Os objetivos são o fator motivador do ser humano, logo, no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. A avaliação de desempenho quando realizada pelo viés dos objetivos, possibilita que haja uma relação maior entre os gestores e as equipes, isso porque os objetivos são os mesmos e esses gestores e equipes podem trabalhar com mais proximidade, colocando assim, os planos de desenvolvimento em ação.

Avaliação 360º

Esse tipo de avaliação está se tornando uma tendência nas empresas e ficando cada vez mais popular, comenta Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Trata-se de um tipo de avaliação de cunho democrático que não acontece nos conformes hierárquicos tradicionais. Os colaboradores podem avaliar os seus líderes, equipes e até promover autoavaliações. É importante saber que as avaliações acontecem de forma anônima a fim de atingir o objetivo da estratégia.

Avaliação por competência

Essa metodologia pode gerar resultados extremamente positivos quando implementadas corretamente. A avaliação por competência tem como um de seus objetivos impulsionar as competências dos funcionários e também desenvolver novas habilidades. E assim como os outros tipos de avaliação, ela auxilia na identificação de problemas e assim, é possível pensar em possíveis soluções. Veja alguns benefícios dessas avaliações:

Sem avaliações punitivas

Em algumas empresas, infelizmente, a hora da avaliação acaba sendo um momento de desconforto para as pessoas por ser realizado da maneira errada, comenta Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Os modelos tradicionais de avaliação acabam tornando-se casos de retornos negativos e gerando uma sensação de punição que ao invés de ajudar no desenvolvimento do profissional e da empresa, acaba atrapalhando mais.

Frequência de avaliações

Esses métodos mais simples e modernos podem ser aplicados com mais frequência e assim, é possível aprimorar os processos de trabalho da sua empresa cada vez mais. A frequência ideal é que seja realizada uma avaliação trimestral para comparar os resultados. Esperamos que essas dicas de Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros possam ser úteis para melhorar os resultados da sua empresa.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment