Deise Zuqui explica o que é o frizz e como acabar com ele

Sara Winchester
Sara Winchester
3 Min Read

Sabe aqueles cabelos arrepiadinhos que atrapalham alguns penteados? Pois é, esse grande inimigo feminino se chama frizz. Deise Zuqui, grande amante dos cuidados com o cabelo, irá explicar como acabar com esses fiozinhos indisciplinado que, às vezes, insistem em ficar lá, além de algumas diquinhas infalíveis.

Como você deve imaginar, esse problema fica ainda mais presente quando falta hidratação no cabelo, pois torna o fio mais quebradiço e frágil. Logo, o frizz se torna um aviso, sendo um ótimo momento para analisar as madeixas para tentar entender como cuidar e acabar com esse e outros problemas que poderão surgir. Mesmo sabendo qual a aparência, afinal, o que é o frizz?

Deise Zuqui explica que o cabelo é revestido por uma pequena cutícula, que tem a função de proteger os fios. Quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, deixando escapar a hidratação presente na fibra capilar. Então, o efeito de arrepiado aparece, o que chamamos de frizz, principalmente em ambientes úmidos, então se, por exemplo, você fizer uma escova e sair para um ambiente mais úmido, seu cabelo ficará cheio de frizz e a escova não ficará mais tão bonita. Isso porque ao entrar em contato com a umidade, os fios ressecados recebem eletricidade estática.

Mas, alguns cabelos são mais propensos do que outros a terem frizz, como os cacheados e os crespos. Dado que esses fios sofrem mais com o ressecamento, devido a sua curvatura, que faz com que o formato em espiral não deixe a oleosidade natural do cabelo chegar até as pontas. Por isso, quem tem esse formato capilar é fundamental abusar da hidratação. Invista em produtos mais densos, para que ajude a combater esses fiozinhos teimosos.

Então, tem como tirar completamente o frizz? Deise Zuqui explica que, entre vários problemas capilares, esse é um dos mais fáceis de resolver. O grande segredo é sempre manter uma rotina de cuidados capilares para que os fios sempre estejam hidratados, mantendo sempre a cutícula protetora do cabelo lá. Outro fator essencial é não lavar muito o cabelo em água quente, dê sempre preferência para a morna ou a fria. A água quente aumenta ainda mais o ressecamento dos fios. Nunca escove de forma muito bruta e nem esfregue os cabelos com a toalha para secar, aposte em escova com cerdas naturais e tecidos de algodão, para não quebrar os fios e nem favorecer o ressecamento.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment