Conheça a origem do Fusca: um carro que fez história

Sara Winchester

Desde os mais velhos até os mais jovens, todo mundo conhece um Fusca. Esse carro muito amado pelos brasileiros é quase que uma tradição do mercado automotivo. O empresário e amante de veículos Marcio Alario Esteves veio contar a história desse carro que nunca sai de moda.

A maioria das pessoas nem imagina que o tão adorado fusquinha tem suas origens a partir de uma iniciativa nazista. Adolf Hitler encomendou a produção do veículo a fim de que toda a população alemã pudesse ter um carro com preço acessível e de qualidade elevada para a época.

Desde então, o Fusca teve vários outros nomes nos países em que foi comercializado, comenta Marcio Alario Esteves. Ainda é possível encontrá-lo nas ruas embora tenha se tornado um item cobiçado pelos colecionadores. Esse carro simpático é lembrado com muito carinho por várias gerações.

Outra curiosidade que muitas pessoas não sabem é que o Fusca foi desenvolvido por Ferdinand Porsche e adaptado pelos engenheiros da Porsche. Foi construído na década de 30 na mesma garagem onde hoje é a fábrica da Porsche. Quem imaginaria que o Fusca tem alma de Porsche?

O empresário Marcio Alario Esteves afirma que sente dificuldade em encontrar outro carro que traga tantas lembranças boas como o Fusca. Esse ícone de várias gerações já foi protagonista de muitas produções cinematográficas. Também podem ser encontrados museus dedicados ao Fusca em todas as partes do mundo.

Desde que foi construído, o design do veículo não sofreu alterações, apenas mudanças no quesito mecânico, comenta Marcio Alario Esteves. Ainda hoje leva o título de principal carro da Volkswagen e possui um valor sentimental enorme para pessoas de todos os cantos do mundo. 

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *