Global Statistics

All countries
159,700,023
Confirmed
Updated on 11 de May de 2021 10:01
All countries
138,350,982
Recovered
Updated on 11 de May de 2021 10:01
All countries
3,319,936
Deaths
Updated on 11 de May de 2021 10:01

Senado italiano apresenta duas propostas de CPI da pandemia

Com mais de 120 mil mortes e quase 4 milhões de casos de Covid-19 confirmados, a Itália também pode ganhar uma CPI para investigar a gestão da crise sanitária pelo seu governo. No Brasil, que soma 14,4 milhões de casos e soma 395 mil mortes, o Senado instalou a CPI da Pandemia na terça-feira.

Segundo a agência de notícias Ansa, duas propostas foram apresentadas no Senado italiano nesta quarta-feira, 28, ambas de autoria de partidos que fazem parte da coalizão do primeiro-ministro Mario Draghi, no poder desde fevereiro. A primeira foi protocolada pela sigla de centro Itália Viva (IV), do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi. Já a segunda foi apresentada por partidos do campo conservador, como a ultranacionalista Liga, de Matteo Salvini, e o moderado Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi.

O Ministério Público de Bergamo, uma das províncias mais afetadas pela Covid-19 na Itália havia instaurado um inquérito para determinar por que o plano do governo de combate a pandemias não era atualizado desde 2006 e se isso prejudicou a resposta inicial do país ao novo coronavírus.

O objetivo dos partidos conservadores também é compensar a decisão de não apoiar três moções de desconfiança contra o ministro da Saúde, Roberto Speranza, que pertence ao partido de esquerda Artigo Primeiro e que ocupa o cargo desde setembro de 2019. Tanto a Liga quanto o Força Itália sempre criticaram Speranza, mas decidiram votar contra as moções para não abrir uma crise na coalizão que sustenta o governo Draghi.

Na Itália, as comissões parlamentares de inquérito são instituídas como projetos de lei ou a partir de resoluções aprovadas pela maioria do plenário.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Escalada de violência: Palestinos disparam mísseis em Jerusalém

Manifestantes palestinos  dispararam ao menos sete mísseis contra áreas israelenses de Jerusalém na tarde desta segunda-feira (10). A violência fez com que moradores da...

Pioneiro da internet no Brasil, empresário Aleksandar Mandić morre aos 66 anos

Considerado um dos pioneiros da internet no Brasil, Aleksandar Mandić morreu na tarde desta quinta-feira, 6, aos 66 anos. A informação foi anunciada por...

Chanceler França terá primeira conversa com secretário de Estado dos EUA

Está prevista para os próximos dias, possivelmente na semana que vem, a primeira conversa entre o chanceler Carlos Alberto França e Antony Blinken, secretário...