Global Statistics

All countries
159,713,930
Confirmed
Updated on 11 de May de 2021 11:02
All countries
138,370,952
Recovered
Updated on 11 de May de 2021 11:02
All countries
3,320,104
Deaths
Updated on 11 de May de 2021 11:02

Presidente chinês Xi parabeniza Biden por vitória na eleição dos EUA

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou nesta quarta-feira, 25, Joe Biden por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, expressando esperança de que os países possam ter uma “cooperação mútua”, em meio a conflitos envolvendo comércio, tecnologia e segurança.

Em mensagem enviada ao presidente-eleito, Xi disse que relações “saudáveis e estáveis” são a expectativa da comunidade internacional, de acordo com um comunicado publicado pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

“Esperamos que os dois lados sustentem o espírito de não conflito e não confronto, respeito mútuo e cooperação mútua, foquem em cooperação, controle de diferenças e promovam um desenvolvimento saudável e estável de relações entre China e EUA”, segundo o documento.

As relações entre Estados Unidos e China estão em um momento historicamente ruim por conta da enérgica agenda diplomática e comercial do presidente Donald Trump, que impôs tarifas, sanções a empresas do país asiático e manteve uma tensa disputa estratégica e militar na região. Após o início da crise do coronavírus na cidade chinesa de Wuhan, Trump acusou Pequim de falta de transparência e de ter recebido respaldo não merecido da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério das Relações Exteriores chinês já havia enviado uma nota à equipe de Biden em 13 de novembro, quando se limitou a afirmar que os resultados deveriam ser confirmados “de acordo com a lei”, mas o presidente ainda não havia se manifestado publicamente. Em 2016, ele havia parabenizado Trump em 9 de novembro, um dia após a eleição daquele ano.

Também nesta quarta-feira, o vice-presidente chinês, Wang Qishan, parabenizou a companheira de chapa de Biden, Kamala Harris, por ter sido eleita a próxima vice-presidente americana, de acordo com a agência.

Xi se junta a uma lista encabeçada por líderes como a alemã Angela Merkel, o francês Emmanuel Macron e o britânico Boris Johnson, que já demonstraram apoio ao presidente-eleito. Por outro lado, há aqueles que não se manifestaram sobre o assunto, mais notoriamente o russo Vladimir Putin e Jair Bolsonaro, mesmo após o resultado ter sido anunciado pela imprensa americana há mais de duas semanas e depois da recontagem de votos na Geórgia, que confirmaram Biden como vencedor.

No domingo 22, Putin disse estar pronto para trabalhar com qualquer líder americano e que e vai parabenizar qualquer um que se comprove vencedor das eleições presidenciais – mas apenas quando as formalidades legais forem resolvidas.

O atual presidente, Donald Trump, ainda contesta a vitória do democrata, incluindo através de ações judiciais, por acusações de fraude, sem evidências. O silêncio de Putin até o momento contrasta com o cenário de 2016. Quando Trump foi eleito, o líder russo demorou apenas poucas horas para telefonar e parabenizar o magnata.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Escalada de violência: Palestinos disparam mísseis em Jerusalém

Manifestantes palestinos  dispararam ao menos sete mísseis contra áreas israelenses de Jerusalém na tarde desta segunda-feira (10). A violência fez com que moradores da...

Pioneiro da internet no Brasil, empresário Aleksandar Mandić morre aos 66 anos

Considerado um dos pioneiros da internet no Brasil, Aleksandar Mandić morreu na tarde desta quinta-feira, 6, aos 66 anos. A informação foi anunciada por...

Chanceler França terá primeira conversa com secretário de Estado dos EUA

Está prevista para os próximos dias, possivelmente na semana que vem, a primeira conversa entre o chanceler Carlos Alberto França e Antony Blinken, secretário...