Global Statistics

All countries
141,038,097
Confirmed
Updated on 17 de April de 2021 14:27
All countries
119,789,101
Recovered
Updated on 17 de April de 2021 14:27
All countries
3,017,825
Deaths
Updated on 17 de April de 2021 14:27

Em carta divulgada pelo Planalto, Biden defende cooperação com o Brasil

O presidente americano, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro em resposta à mensagem enviada pelo brasileiro na sua posse, em janeiro. De acordo com o Palácio do Planalto, o democrata defendeu que Brasil e Estados Unidos trabalhem juntos nas áreas de clima e combate à pandemia.

O conteúdo da carta escrita por Biden foi divulgado nesta quinta-feira, 18, pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. A íntegra do documento não foi divulgada, mas de acordo com o Planalto a mensagem tem data do dia 26 de fevereiro.

Na carta, Biden lembra as visitas que fez ao Brasil no período em que foi vice-presidente e diz que “não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos”. “Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades”, diz a nota da Secom.

O presidente americano ainda afirmou que os dois países tem a oportunidade de unir esforços no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente, e pediu cooperação em fóruns multilaterais, como a COP26 —Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas— e a Cúpula do Clima, encontro que o governo dos EUA planeja promover em 22 de abril.

“Ao final, o presidente Biden salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o Governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral”, finaliza a nota do Planalto.

Joe Biden tomou posse em janeiro, após vencer uma eleição conturbada contra o ex-presidente Donald Trump. Aliado do magnata republicano, Bolsonaro foi um dos últimos líderes mundiais a cumprimentar Biden pela vitória.

Um dos principais pontos de tensão entre o novo governo democrata dos EUA e a atual administração do Brasil é o meio ambiente. Biden é um grande defensor de políticas em favor do clima e das florestas e deve pressionar Bolsonaro a adotar medidas relevantes na Amazônia.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica os sinais de que você precisa procurar um urologista:

A medicina é um campo de estudo e atuação muito abrangente, possui inúmeras especializações da forma mais minuciosa possível, afirma o Dr....

Atirador mata 8 pessoas em centro de operações da FedEx nos EUA

Um atirador matou oito pessoas e feriu várias outras em um centro de operações da empresa de entregas FedEx em Indianápolis, nos Estados Unidos,...

Ex-policial abre mão de depor em julgamento por morte de George Floyd

Derek Chauvin, ex-policial da cidade norte-americana de Mineápolis, abriu mão nesta quinta-feira, 15, do direito de depor ao júri sobre sua participação na prisão...